Perfumaria Árabe – Intensidade, sensualidade e mistério

Fabiana Deggerone
Perfumaria Árabe – Intensidade, sensualidade e mistério

A perfumaria árabe se tornou tendência entre os brasileiros, isso provavelmente acabou se popularizando por aqui por conta do aumento das viagens ao Oriente Médio, pois muitas pessoas anônimas e famosas passaram a ter contato com esse estilo de perfumes e começaram a compartilhar suas preferências nas redes sociais. Mas qual é a diferença desses perfumes para os que já estamos acostumados?

PERFUMES ÁRABES

A perfumaria do Oriente Médio oferece perfumes bastante intensos, opulentos, sensuais, exóticos, exibindo composições ricas e complexas, envolvendo em uma atmosfera de luxo e mistério. Já os perfumes brasileiros tendem a ser mais leves, florais, frutais e frescos.

Assim, os perfumes árabes se destacam por trazer essa intensidade e uma longa duração, já que são Eau de Parfum, com uma concentração de até 30% de perfume na fórmula.

Suas composições geralmente são ricas e complexas, muitas vezes incorporando ingredientes naturais como oud, âmbar, especiarias e florais exóticos.

A linha Style & Scents vem diretamente de Dubai, trazendo uma rica herança perfumista do oriente médio com um toque moderno e sofisticado. São fragrâncias cuidadosamente elaboradas para capturar a essência da cultura e elegância árabes. Cada fragrância é uma interpretação única e refinada das tradições árabes, utilizando ingredientes premium e técnicas de produção da alta qualidade. Com fragrâncias clássicas e atemporais até criações contemporâneas e arrojadas, todas com longa duração.

Embalagens e design sofisticadas e luxuosas que refletem o estilo e glamour de Dubai, um das capitais mundiais da moda e luxo. A coleção Maison de Orient, nome que significa “casa do oriente” em português traz fragrâncias que entregam intensidade, sensualidade, mistério, especiarias, ingredientes exóticos e muita fixação.

Veja alguns dos ingredientes especiais usados nos perfumes árabes:

Oud – O oud é um luxo e uma raridade, e o perfume vem da madeira da árvore Aquilaria. Mas a raridade se dá porque a matéria-prima utilizada na perfumaria não vem da madeira da árvore, mas de uma resina formada dentro de seus troncos. A árvore da espécie Aquilaria, principalmente a A. malaccensis, originária da Índia e sul e sudeste asiático, quando infectada por uma variedade de fungo (Phialophora parasitica), responde naturalmente criando um produto viscoso contra esse ataque. É essa resina, que se torna cada vez mais espessa e escura, que é cobiçada e utilizada para os perfumes.

Sândalo – Muito conhecido por ter finalidades terapêuticas, sendo uma planta medicinal, é usada há milênios em rituais de limpeza e consagração religiosa. O Sândalo tem uma das árvores mais caras do mundo já que leva aproximadamente 8 anos para poder extrair o seu óleo essencial que é obtido através da destilação a vapor e a parte da planta utilizada no processo de destilação é o tronco das árvores. E provavelmente é por isso que as fragrâncias com sândalo denotam luxo, já que a matéria-prima em si é uma preciosidade!

Âmbar – Cor, pedra ou perfume? O ambar é muito procurado pelos melhores perfumistas do mundo principalmente devido às suas propriedades aromáticas. Existem dois tipos de ambar usados na perfumaria: ambar cinzento e o amarelo, cada um com o seu cheiro ou aroma e personalidade próprios. O ambar cinzento é um tipo de material mineral formado pela secreção estomacal de cachalotes. Após ser expelido pela baleia, ele se combina com o sal da água do mar e com as algas. Com o passar do tempo seus compostos reagem e esta secreção se solidifica e eventualmente acaba sendo coletada, o que a torna rara e cara. Seu aroma tem cheiro forte de tabaco, algas, mar, e o seu valor vem da propriedade que tem de unir diferentes essências numa só, criando uma fragrância de maior intensidade olfativa. Além disto, é um ótimo fixador.

O ambar amarelo, ao contrário do cinzento, é o resultado da mistura certas resinas como baunilha e patchuli, resultando numa essência doce e ligeiramente seca. É uma resina viscosa, fóssil e orgânica, produzida naturalmente por diversas espécies vegetais, para cicatrizar lesões na planta, que endurece em contato com o ar. Entre as suas principais propriedades destacamos que o ambar amarelo é utilizado para equilibrar as notas, compensando os tons ácidos e mais sóbrios com os doces. Da mesma forma, é um excelente fixador, pois possui na sua fórmula resina e baunilha, proporciona um toque elegante, doce e bastante distinto.

Açafrão – a fragrância do açafrão é extraída do estigma das flores, o que torna essa matéria-prima muito exclusiva e cara! Traz aromas rico, quente, picante e herbáce, sendo assim muito apreciado para a composição de perfumes exóticos e orientais. Vale aqui não confundir com o açafrão da terra que é usado em temperos.

Olíbano – Obtido através da resina da árvore Boswellia, o óleo de olíbano é considerado sagrado em muitos lugares do oriente médio, sendo usado como um incenso para purificar e santificar os ambientes. Seu aroma tem um cheiro muito particular: balsâmico, terroso, doce, como mel e amadeirado o olíbano é essencial para compor a mística dos perfumes árabes.

Musk – Originalmente, o Musk era uma substância coletada do testículo do cervo, da espécie Moschus. Os machos dessa espécie têm uma glândula que produz esse cheiro almiscarado para atrair as fêmeas. Por muitos anos, esse material foi retirado do animal e é considerado uma das preciosidades da perfumaria. A glândula é retirada do cervo abatido e colocada para secar no sol para, em seguida, retirar os grãos de almíscar. No entanto, esse procedimento colocou em risco a existência dos cervos e, claro, foi proibido. O Musk sintético foi descoberto por acaso em 1888, após Albert Baur notar o aroma almiscarado ao testar explosivos! Porém, logo foi proibido pois era tóxico.

Atualmente o musk utilizado em perfumaria é sintético, sendo um ingrediente muito utilizado na perfumaria por equilibrar a composição com um toque sutil e sensual, “limpando” a fragrância. Ele também faz o perfume durar mais tempo, por serem notas mais pesadas e demorarem mais para evaporar, trazendo assim toda a sensualidade e duração aos perfumes da marca.

Para saber mais chame os nossos representantes e conheça pessoalmente as fragrâncias!

Veja também

Essenciart: fragrâncias exclusivas em frascos compactos!

Essenciart: fragrâncias exclusivas em frascos compactos!

Além da linha Colabo, chegou na Apex a linha importada de perfumes Essenciart, confira mais abaixo!

CONTINUAR LENDO

Nova Linha Colabo: ecologicamente consciente, vegana e sustentável

Nova Linha Colabo: ecologicamente consciente, vegana e sustentável

A COLABO é uma linha importada de fragrâncias ecologicamente consciente, vegana e sustentável. Abaixo iremos falar mais sobre cada item!

CONTINUAR LENDO

Novidade na Apex: Body Mist da LA RIVE

Novidade na Apex: Body Mist da LA RIVE

Entre tantas novidades na Apex, chegou uma super novidade que certamente fará o maior sucesso no Verão: Body Mist da La Rive!

CONTINUAR LENDO